Pai e filha, conceito de poupança

Formas de poupar dinheiro durante a vida

Viver confortavelmente a nível financeiro permite-lhe sonhar mais alto e fazer planos para projetos tais como uma viagem, um curso novo ou um investimento familiar mais avultado. Poupar é o segredo para alcançar estes objetivos sem esforço. Saiba de que modo pode fazê-lo ao longo da vida.

Na gestão da vida pessoal e familiar, saber exatamente os custos mensais inerentes aos encargos que possui é tomar as rédeas à sua vida. Uma boa gestão de despesas ajuda a constituir uma base para poupança mensal e é um bom caminho para uma vida estável e tranquila.

No entanto, para buscar o equilíbrio financeiro, é necessário – para além de ter noção clara do orçamento familiar – procurar uma base sustentável de poupança ao longo da vida.

Poupar é um conceito que deve ser estimulado desde a idade escolar. É através desta iniciativa que se consegue alcançar objetivos mais ambiciosos. E como conseguir esta margem de segurança mensalmente? Seguir algumas dicas como as que apresentamos de seguida.

  1. Faça uma lista de todos os encargos fixos mensais – Desde modo, terá uma noção mais realista das despesas que possui e quais os gastos mais supérfluos que pode eliminar. Por vezes, terá surpresas ao analisar esta listagem.
  2. Tenha em casa um mealheiro ou outro local onde possa ir colocando uma certa quantia de dinheiro todos os meses. Defina um valor mensal e seja disciplinado nesta iniciativa. Já imaginou que se poupar 1€ por dia terá ao final do ano mais de 300€ de poupança?
  3. Monetize os objetos que tem em casa e já não lhes dá uso. Se estiverem em bom estado, o que não lhe serve pode ser útil para outra pessoa. Existem diversas plataformas online onde poderá vender os seus produtos em 2ª mão.
  4. Opte por levar uma marmita para o emprego. Poupar o dinheiro do almoço faz uma grande diferença no orçamento pessoal. Para além disso, potencialmente estará a comer de forma mais saudável.
  5. Se já ponderou deixar de tomar café, este pode ser um bom incentivo! Ao colocar de lado este dinheiro terá uma boa surpresa no final do ano.
  6. Se tem filhos pequenos, dê uma oportunidade às lojas de artigos em 2ª mão. Tanto as roupas como os equipamentos são usados durante pouco tempo, por isso estarão – certamente – em muito bom estado e serão a preços bem mais acessíveis.
  7. Opte pelo entretenimento gratuito. Existem diversas iniciativas para todas as idades, que permitem que se divirta, sem ter que gastar muito dinheiro para isso.
  8. Analise as prestações mensais que tem a seu encargo. Por exemplo, da análise ao crédito habitação ou outros seguros pode advir uma boa poupança mensal.
  9. Constitua um Plano de Reforma Poupança. Com este tipo de seguro está a cuidar do seu futuro, para que mantenha sempre o mesmo nível de vida.
  10. Ao longo da vida, considere produtos que possuam uma componente de poupança. Analisar seguros que possuam, também, este objetivo vão ajudá-o a alcançar os seus objetivos. O PRÉVOIR Protecção e Poupança é um bom exemplo deste tipo de soluções, que agrega as garantias necessárias em caso de imprevistos com uma componente de poupança.

Na PRÉVOIR, temos profissionais que o podem ajudar a estabelecer uma estratégia de poupança a médio ou longo prazo, de acordo com os seus objetivos pessoais ou familiares. Entre em contacto com um dos nossos mediadores ou contacte uma agência PRÉVOIR.

Partilhar Artigo

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo