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Estratégias para diminuir o stress no local de trabalho

É inegável que, em algum momento da vida, todos já experimentaram a sensação de pressão no trabalho. Este sentimento pode ser avassalador, afetando a saúde física e mental. Com estas dicas, pretendemos ajudá-lo a lidar com o stress de uma forma mais saudável.


Com mais de quatro em cinco portugueses em risco de burnout, conforme apresentado por um estudo da Mercer, o tema do stress no local de trabalho não pode ser ignorado. Dados do Global Talent Trends 2022-2023 – The Rise of the Relatable Organization destacam a constante frustração por “falta de reconhecimento nos esforços” como uma das principais causas.

O ambiente de trabalho é, assim, um local desafiador, onde prazos apertados, pressões e responsabilidades dominam. Com a realidade a um ritmo cada vez mais acelerado, é essencial que os profissionais adotem estratégias eficazes para reduzir os níveis de stress. O mais importante é explorar dicas práticas e compreender a diferença que a adoção destas ações pode fazer no dia a dia, tornando os ambientes mais saudáveis e, consequentemente, mais produtivos.

1. Gestão de tempo – Organize prioridades de forma adequada para reduzir o stress. Categorize projetos e tarefas criteriosamente, evitando acumulação e ansiedade. Dividir grandes desafios em micro-tarefas mantém o foco e a motivação.

2. Comunicação clara e objetiva – Um ambiente descontraído contribui significativamente para o bem-estar. Evite mal-entendidos, promovendo a comunicação transparente entrecolegas. Garanta que num projeto transmite, de forma inequívoca, as informações que necessita de partilhar. Se estiver do outro lado da conversa, insista em entender, de forma objetiva, cada contexto.

3. Condições adequadas para o desempenho das funções – Muitas horas do dia são passadas no local de trabalho. Este deve ser luminoso, agradável e disponibilizar o necessário para que as funções de cada departamento sejam realizadas com satisfação. Isto pode incluir a preocupação com o tipo de mobiliário, os espaços existentes e os momentos de descontração durante a jornada diária.

4. Incentivo à atividade física – O exercício físico regular é uma forma muito eficaz de combater os níveis de stress. O mesmo se aplica a pausas curtas para alongamentos ou para a participação de outras atividades físicas fora do horário laboral. Promover a cooperação entre equipas, durante uma iniciativa de teambuilding é uma excelente maneira de fortalecer laços profissionais e promover o bem-estar.

5. Flexibilidade na atividade profissional – Políticas de flexibilidade, que permitem um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional influenciam, largamente, os níveis de stress a que um profissional está exposto. Exemplos de ações deste tipo incluem horários flexíveis ou opções de trabalho remoto.

6. Colaboração em equipa – Se sente que o nível de tarefas está a subir de forma descontrolada, procure ajuda dos seus colegas, o quanto antes. Em momentos de sobrecarga, uma equipa unida pode fazer a diferença. A divisão de tarefas vai permitir que tudo aconteça a um ritmo mais acelerado.

7. Não menospreze os momentos de descontração – Tão importante qufanto o foco, são os momentos de pausa. Eles servem para mudar entre tarefas, aliviar a pressão durante o dia e para fortalecer os laços profissionais entre colegas.

8. Aprenda a lidar com o stress – Procure estudar sobre o tema e adotar as ferramentas certas para conseguir ultrapassar estes momentos de uma forma mais racional e informada.

9. Use a criatividade a seu favor – Este aspeto é fulcral para combater o stress. Sair da sua zona de conforto e experimentar novas atividades ou workshops, fá-lo conhecer novas realidades e desprender-se do seu dia a dia.

As consequências do stress na sua vida, se não começar a mudar já de atitude

Viver em constante pressão pode ter um impacto significativo na sua vida. E as consequências podem mexer com a sua saúde física e/ou mental. Entre os principais alertas a que deve estar atento, temos:

  • Ansiedade e depressão;
  • Irritabilidade e mudanças de humor;
  • Problemas de sono;
  • Burnout;
  • Dificuldades de concentração e tomada de decisão;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Distúrbios Digestivos;
  • Dores crónicas;
  • Problemas de pele;
  • Obesidade.

Por isso, esteja atento aos seus sinais e tenha uma atividade proativa face ao stress no seu dia a dia. Não o ignore e seja uma agente de mudança no seu trabalho. Todos podem contribuir para um ambiente mais saudável, produtivo e descontraído, onde o equilíbrio é salutar!

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