Dicas para um Natal mais ecológico

Pequenos gestos podem fazer uma grande diferença, no que toca a diminuir a pegada ecológica durante o período natalício. Quais as dicas que vai implementar no seu próximo Natal?

Natal é sinónimo de alegria, de convívio familiar e de presentes mas, também, de inúmeras ações que geram desperdício! Cada gesto, em que não se toma consciência da importância de dar o destino correto aos materiais usados, são oportunidades perdidas para cuidar do ambiente.  

Mas podemos fazer diferente! Basta que haja uma maior sensibilização para reduzir os desperdícios e ter mais cuidado no momento nas nossas escolhas. As alterações de atitudes tanto podem ser nas decorações de Natal, como na oferta de presentes e nos produtos alimentares selecionados. 

Aceita algumas dicas? Torne o seu Natal mais ecológico!

Decorações de Natal – Não peque pelo exagero
Quem gosta de ver toda a casa com aspeto natalício cai, por vezes, no exagero de querer comprar sempre decorações novas todos os anos. Os espaços comerciais possuem sempre novidades e a tentação é muita! Já pensou em dar nova roupagem às decorações que tem em casa? Vai poupar muito dinheiro e evitar desperdício. 

Não compre uma árvore, alugue uma verdadeira
Já pensou alugar uma árvore verdadeira? Sim, existe uma iniciativa muito interessante, que apoia os Bombeiros Portugueses e que permite ter uma árvore verdadeira em casa, durante a época de Natal. Conheça o projeto “Pinheiro Bombeiro” em https://app.rnters.com/pinheirobombeiro. Se preferir uma árvore artificial, compre-a em lojas de segunda mão. Estes locais ainda têm muitos enfeites de Natal em bom estado e intemporais. Lembre-se que as árvores de Natal de plástico não são recicláveis, por isso tente  usá-la o máximo de anos possível.

Presentes com embrulhos originais
Ainda se dá demasiada importância ao aspeto visual de um embrulho. No entanto, são precisos apenas alguns minutos até que tudo esteja numa pilha de lixo. Marque pela diferença e opte por materiais reciclados, velhas folhas de jornais, de revistas ou até por um pano de linho, que poderá servir para outras finalidades. Para além disso, em vez da fita de embrulho tradicional utilize cordão e umas flores secas. Caso a dica já vá tarde e tenha todos os presentes embrulhados, no dia de Natal tente – pelo menos – separar o lixo gerado, para que possa ser encaminhado para reciclagem ou para ateliers de crianças. Guarde as fitas para próximas prendas.

Ofereça experiências em vez de artigos físicos
Dê uma experiência, um workshop ou um curso online, por exemplo. Será um presente memorável e ajudará a pessoa a viver algo diferente.

Presentes artesanais ou comestíveis
Este tipo de ofertas é muito mais ecológico e, para além disso, único! Se tiver jeito para a cozinha, prepare uma iguaria especial e faça dela o seu presente de Natal para familiares e amigos.

Opte por produtos locais
Dê preferência a compras de artigos locais, cuja pegada ecológica é menor até chegar a si. Os custos ambientais de produtos importados são elevados.

Utilize as sobras de Natal para novos pratos
Uma mesa cheia de Natal é sinónimo de muita comida que pode ser usada em novas receitas. Investigue em livros da especialidade e experimente!

Use pilhas recarregáveis
Nos brinquedos dados aos mais pequenos, opte por pilhas recarregáveis que têm um ciclo de vida mais longo.

Um Natal ecológico pode ser um Natal mais focado em sensações, emoções e convívio e menos focado no consumo! O ambiente vai agradecer e as suas poupanças também 🙂

Partilhar Artigo

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo