Se o nosso corpo é constituído por dois terços de água, equilibrar os níveis de hidratação diários deve fazer parte da rotina de qualquer pessoa. E não imagina os inúmeros benefícios que vai ter com este simples gesto!
Para desempenhar as suas funções vitais, de forma saudável, o corpo humano precisa de diversos elementos em prol do bem-estar geral. Um deles é a água. Cerca de 70% do corpo é composto por água, bebida fundamental para permitir que uma criança, adulto ou sénior esteja ativo nas suas tarefas diárias. Segundo a Direção Geral de Saúde, a “água é o principal constituinte celular, estando envolvida no transporte dos nutrientes e em inúmeras reações metabólicas do organismo”. Deste modo, entende-se a razão pela qual na Nova Roda de Alimentos a água ocupa a zona central, de forma destacada, para além de estar representada em todos os outros grupos. Este elemento é responsável pela prevenção de múltiplas doenças e pelo correto funcionamento de diversos orgãos.
E a renovação da água no organismo é um processo contínuo, que tem que ser feito diariamente, para que seja possível a expulsão de toxinas, que são inimigas do equilíbrio geral do ser humano.
Para a pergunta chave de quantos litros de água se deve beber diariamente, não há uma única resposta, pois cada pessoa possui estilos de vida e atividades díspares no seu quotidiano, o que vai influenciar as suas necessidades de hidratação. No entanto, a Organização Mundial de Saúde orienta que, um adulto saudável, deva beber – em média – cerca de 2 litros de água por dia.
Cabe a cada pessoa conseguir determinar qual o seu nível de ingestão de água ideal, face ao seu dia a dia. Por exemplo, uma pessoa com uma vida mais sedentária não necessitará, à priori, da mesma quantidade de água que uma outra pessoa que treine regularmente. O mesmo acontece se existirem problemas de saúde associados, em que seja recomendada a ingestão diária de mais água.
Em Portugal, podemo-nos considerar uns sortudos, no que diz respeito à qualidade desta bebida! Temos diversas localizações privilegiadas com água mineral reconhecida além-fronteiras. Quem não conhece os benefícios da água alcalina da água de Monchique ou das águas de Vidago, por exemplo?
Implementar este hábito no seu quotidiano, se já não o tem, vai ajudá-lo em inúmeros aspetos. Entre as maiores vantagens, podemos enumerar:
- Regula o trânsito intestinal;
- Ajuda na eliminação de espetoração, em estados gripais ou em constipações;
- Melhora o aspeto geral da pele;
- Auxilia na prevenção de doenças , tais como pedra nos rins ou inflamações na bexiga;
- Diminui as dores de cabeça;
- Melhora os níveis de energia no corpo, ajudando à concentração e ao combate da sonolência;
- É uma ótima aliada na perda de peso, permitindo um maior controlo na saciedade.
Dicas para conseguir beber mais água durante o dia
Mesmo conhecendo os benefícios de beber água, conseguir aumentar o seu consumo é – por vezes – uma tarefa árdua. A principal estratégia é não desistir e tentar testar algumas das seguintes dicas no seu quotidiano:
- Aumentar o consumo de sopa, legumes e frutas, cuja composição é, na grande maioria, água;
- Ter sempre perto de si uma garrafa de água – de preferência do tamanho certo da água que pretende beber durante o dia;
- Instalar alguma aplicação móvel que lhe envie lembretes automáticos para ingerir água. Existem diversas gratuitas para ambos os sistemas operativos. Em alternativa, poderá colocar alarmes durante o dia, que tenham o mesmo objetivo;
- Aromatizar a água com ingredientes que lhe dêem um sabor que goste mais. Por exemplo, vale a pena experimentar umas rodela de limão, hortelã ou gengibre.
Esperamos ajudar para ter um estilo de vida mais saudável, ao conhecer os benefícios de beber água! E, já agora: quanta água já bebeu hoje? 😉




