novembro-azul

Novembro Azul – A prevenção no masculino

A saúde não tem género, mas em novembro o foco passa pela consciencialização para um dos problemas mais recorrentes nos homens.

Há semelhança do movimento outubro rosa, dedicado à sensibilização para um dos cancros mais comuns nas mulheres – o cancro da mama –, o novembro azul chama a atenção para a saúde dos homens. E a prevenção continua a ser a grande aliada! Os números falam por si – em 2020, mais de 6.700 homens foram diagnosticados com cancro da próstata, segundo dados divulgados pela Globocan. Estima-se que, em 2040, haja um aumento de 21,6%, chegando-se ao 8.216 novos casos. Este é, atualmente, o tipo de cancro mais comum na população masculina.

Face a estes números, só uma escuta atenta do corpo e a adoção de comportamentos preventivos poderão ajudar a que os resultados sejam mais animadores. O cancro da próstata é silencioso e assintomático até em fases avançadas da doença. Mas quando detetado num estádio inicial, tem uma taxa de cura superior a 90%.

Quais os principais fatores de risco associados ao cancro da próstata?

  • A avançar da idade é um dos pontos mais referenciados pelos especialistas. Tumores localizados nesta área tendem a ser mais comuns após os 65 anos. Em Portugal, mais de 70% dos cancros deste tipo estão nesta faixa etária, segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 
  • A hereditariedade é outra questão a que deverá ter especial atenção. Quantos mais familiares tiver com este problema, maior será a sua vulnerabilidade.
  • Fatores hormonais, nomeadamente os níveis de testosterona, podem influenciar o desenvolvimento celular anormal nesta área.
  • Os fatores ambientais têm, também, vindo a ser referidos como potenciadores deste tipo de cancro. Fala-se, segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, da contaminação atmosférica, da poluição e da exposição a algumas substâncias químicas e fertilizantes.

Novembro Azul – Cada uma destas dicas fará a diferença na prevenção

  1. Essencial após os 45 anos – realização de exames médicos específicos e análises sanguíneas.

2. Especial atenção a sintomas atípicos no momento da micção, tais como dor localizada, dificuldade em urinar, presença de sangue na urina ou no sémen.

3. Adoção de uma dieta variada  e saudável, que inclua uma boa quantidade de frutas e vegetais. Por sua vez, moderar o consumo de carne – nomeadamente vermelha – e de outros alimentos ricos em gorduras animais.

4. Controlo do peso, através da prática regular de exercício físico e do combate ao sedentarismo.

5. Moderação no consumo de bebidas alcoólicas e evitar fumar, que são tidos como potenciadores da grande maioria dos cancros.

6. Tenha sempre uma solução de previdência que o ajude a encarar este tipo de diagnósticos com serenidade, mantendo o equilíbrio financeiro  pessoal e familiar durante este período. O PRÉVOIR Soluções Vida é uma das opções, uma vez que é um seguro com garantias em caso de Diagnóstico de Cancro Invasivo e Não Invasivo, bem como um subsídio de hospitalização, mediante as opções subscritas. Pode consultar todos os detalhes aqui.

Pequenos gestos no quotidiano vão fazer, certamente, a diferença. Por isso, esteja atento aos sinais e passe a palavra, para fazermos do Novembro Azul um mês da prevenção e consciencialização sobre a saúde do homem!  
Partilhar Artigo

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo