Pesquisar

Assinaturas e contratos digitais em destaque no seminário promovido pela AFIP e PRÉVOIR

06/05/2022

 A tecnologia e a inovação são temas incontornáveis no panorama atual dos seguros. A transformação digital a que se assiste, de forma transversal, em todos os setores, está a fazer evoluir a forma como as seguradoras desenvolvem os seus processos. A implementação de assinaturas e contratos digitais é um dos temas mais atuais e, ao mesmo tempo, que maiores questões levantam para os profissionais da área. 

Face a este contexto, a Associação FinTech e InsurTech Portugal (AFIP) e a PRÉVOIR promoveram, no dia 05 de maio, o seminário Digital Contracts & ID. A iniciativa decorreu em Lisboa, nas instalações da Abreu Advogados, entidade parceira deste evento, com transmissão em livestreaming no site da ECOseguros, media partner deste evento. 

Com a preparação de novas orientações da União Europeia, em sequência do RGPD, os temas da identidade digital e o Blockchain nos seguros são temas que vão mudar, consideravelmente, no futuro próximo, tanto em termos legais como regulatórios”, enquadra Paulo Padilha, Chief Information Officer da PRÉVOIR e Coordenador da AFIP. Na agenda do dia estiveram todos os desafios que esta inovação apresenta às empresas do setor. “Garantir a privacidade dos dados dos clientes é dos temas mais sensíveis à data”, acrescenta Paulo Padilha. "A União Europeia tem vindo a regulamentar requisitos técnicos e as orientações sobre este tema. Podemos considerar que, na atualidade, existem sistemas extremamente robustos que garantem, com um elevado nível de confiança, a privacidade de toda a partilha de informação, pelo que há todo um novo mundo para se explorar. Importa, agora, adaptar a legislação de forma a que os cidadãos não percam os seus direitos e, ao mesmo tempo, permitir que o mercado segurador seja ágil e flexível na contratação e na regularização dos sinistros”, acrescenta o Chief Information Officer da PRÉVOIR e membro da AFIP. 

O seminário Digital Contracts & ID foi uma ótima oportunidade de especialistas nas áreas da tecnologia, seguros, consultoria e advocacia refletirem sobre todo este enquadramento. O dia arrancou com Nuno Luís Sapateiro, da Abreu Advogados e membro da AFIP, com Luiz Ferraz, CEO da PRÉVOIR Portugal, Kamsaya Soukhavong, Diretor Internacional do Groupe PRÉVOIR, João Paulo Matos da AFIP e Paulo Padilha, da PRÉVOIR e AFIP. 

A manhã foi dedicada ao tema “Assinatura Digital”, numa mesa redonda com a participação de Brais Mendes, da Docuten, Miguel Cruz, da DigitalSign, Tiago Dias, da Unlockit, Martí Adroher, da Validated ID e Fernando Vicente, da Multicert. A moderação esteve a cargo de Paulo Padilha. Seguiu-se o tema “Smart Contracts”, com a participação de Paulo Silva, da IBM, Rui Monteiro, da Nau21 e Rui Serapicos, da Aliança Portuguesa de Blockchain, cuja mesa redonda foi moderada por José Reis Santos, da FIBREE. 

A tarde foi dedicada ao “Quadro Legal e Regulamentar” com a apresentação de Diogo Pereira Duarte, da Abreu Advogados, Itziar Soto, da Docuten e Marco Lourenço, da ENISA, moderados por Nuno Luís Sapateiro, da Abreu Advogados e AFIP. 

PRÉVOIR disponibiliza, desde 2021, assinaturas digitais nos seus contratos 

Na PRÉVOIR Portugal, sucursal portuguesa do grupo francês PRÉVOIR, a inovação é uma das principais apostas da empresa. “Estamos muito atentos ao que de melhor se faz em termos de inovação em Portugal e no mundo, através do apoio às InsurTechs.”, afirma Luiz Ferraz, CEO da PRÉVOIR. Desde 2021, foi implementado todo o sistema que permite a assinatura digital de propostas, o que representou um importante passo rumo à transformação digital da Companhia
A “adoção de ferramentas digital-boarding e o acompanhamento da tecnologia blockchain aplicada aos seguros” está na estratégia de evolução digital que a PRÉVOIR visa desenvolver, acrescenta Paulo Padilha, Chief Information Officer da empresa.
 
é nosso cliente?
descarregue a nossa app